Sintepp cobra na Justiça que a gratificação SOME seja paga sobre o vencimento-base + GNS

O Sintepp impetrou mandado de segurança contra ato ilegal do governador Helder Barbalho, para que o Tribunal de Justiça o obrigue a pagar corretamente a gratificação SOME aos professores que exercem suas atividades no Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME. A incidir sobre o vencimento + GNS.

Atualmente a gratificação Some tem incidido somente sobre o valor nominal identificado como “vencimento base”.

Todavia, o STF decidiu que o vencimento deve ser considerado com soma da gratificação de escolaridade, uma vez que “referida gratificação integra o valor do vencimento base”.

Importante que se diga que a decisão do STF adotou integralmente a tese defendida pelo Estado do Pará, ao longo de anos, numa missão quase que sacerdotal.

Para não pagar o piso salarial do magistério, a incidir sobre o vencimento, o Estado do Pará, criou uma tese que pode ser assim resumida: o vencimento deve ser considerado com a soma da gratificação de escolaridade (no caso, a GNS), por ser parcela remuneratória inerente aos cargos que integram o Grupo Magistério, uma vez que para o exercício destes é exigida formação de nível superior.

Que não se argumente – e o Estado argumentará – que tal composição serve apenas para efeito de piso do magistério. Posto que esta premissa (gratificação de escolaridade integrante do valor do vencimento) foi criada para que o Estado se esquivasse da aplicação do piso. E, não poderá agora, adotar entendimento contrário para afastar as consequências de sua tese, dentre as quais, destaca-se a incidência da gratificação SOME sobre o vencimento, composto, por sua vez, do vencimento base com a gratificação de escolaridade. Parodiando o ditado popular – que enaltece o princípio da igualdade –: “A lei que serve para o Chico, também deve servir para o Francisco”.
……
Em breve o sindicato ingressará com outras ações, pleiteando que outras vantagens da categoria sejam pagas dessa nova maneira.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

© Copyright SINTEPP CAMETÁ